domingo, 26 de junho de 2011

Um gesto simples

Hoje voltando de ônibus da cidade onde fui passar o feriado prolongado presenciei uma cena que não esperava ver, pelo menos não ali, naquele momento e diante daquelas circunstâncias.


Como disse, eu estava no ônibus e como a cidade em que estava era bem próxima da cidade onde moro o ônibus era um daqueles circulares, vai parando em todos os pontos que encontra pelo caminho e muitos dos pontos em que pára são na beira da estrada pois existem algumas chácaras e condomínios de campo.

Em uma destas paradas desceu um senhor. Percebi que o ônibus estava demorando mais do que o de costume no ponto, foi quando a pessoa que estava ao meu lado disse "o cobrador desceu para ajudar o senhor a atravessar a pista".

Fiquei olhando....e foi lindo. O cobrador ajudou o senhor a atravessar as duas pistas e ir até o outro lado. Enquanto isso dentro do ônibus várias pessoas comentavam sobre a atitude do cobrador.

Quando ele entrou tive vontade de bater palmas, porém não fiz nem disse nada. Algumas pessoas mais corajosas atrás de mim o parabenizaram pelo gesto.

Fiquei pensando sobre isso. Quantas vezes nos deparamos diante de situações semelhantes e simplesmente deixamos passar. 


Deixamos passar porque não conhecemos a pessoa, deixamos passar porque temos vergonha, porque estamos com pressa, porque estamos com a cabeça baixa olhando para o nosso umbigo ou simplesmente porque "não temos nada a ver com aquilo".


Em uma de suas frases Machado de Assis diz: "A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz". Dizem que ao acender uma vela para outra pessoa também iluminamos nosso próprio caminho e de fato quando fazemos o bem ao próximo também nos beneficiamos.


Refletindo sobre isso resolvi que não deixarei mais estas situações passarem desapercebidas diante dos meus olhos. Podemos a todo momento realizar gestos simples que possam beneficiar e/ou melhorar a vida das pessoas que estão ao nosso redor.


Seja cedendo lugar no ônibus, dizendo uma palavra de gentileza, um elogio, ou qualquer outra coisa que possa fazer a vida do próximo melhor, mesmo que seja somente naquele instante.


Porque de fato, em alguns casos, algumas pessoas terão somente aquele instante....




Paz, Amor e Boa Sorte Sempre!

0 comentários:

Postar um comentário